Os casos da semana, por João Inácio

O Pequeno Tirano

Esta semana fica indubitavelmente marcada pelas eleições “directas” para a presidência do Partido Social Democrata. Entre algumas trocas de mimos e eventuais irregularidades processuais, que envolveram alguns pagamentos de quotas em massa, estas “directas” decidiram que Luís Filipe Menezes é o novo líder social-democrata, derrotando o seu compatriota e adversário, Marques Mendes, o “pequeno tirano”, como o apelidou. Em demonstração de fair-play, Marques Mendes e todo o seu staff acabaram por desejar a maior sorte ao seu sucessor e, mostrar disponibilidade no apoio ao PSD para atingir os seus objectivos. Ainda assim o capítulo PSD não encerraria por aqui. Duarte Lima, apoiante de Menezes nestas mesmas eleições, ameaçou processar Marcelo Rebelo de Sousa pois o comentador, na sua habitual intervenção semanal, relacionou o militante com um «bloco central de interesses». Dias quentes para os democratas.

Um quase murro ténue.

No desporto há que referir o dérbi jogado no passado Sábado, dia 30 de Setembro. Benfica e Sporting encontraram-se num Estádio da Luz que se vestiu de gala para receber o rival da segunda circular num jogo bem jogado de parte a parte, onde o equilibrio e a disciplina foram as notas dominantes; alguns casos como já é hábito no futebol português, com o Sporting a reclamar a marcação de duas grandes penalidades não assinaladas, enquanto que do lado dos encarnados apenas uma foi reinvidicada. No final, ambas as equipas se congratularam, com os jogadores a trocarem camisolas num bonito gesto. Um bom momento para o futebol português que se abrilhantou neste final de semana, com a decisão da UEFA de reduzir a pena de Luís Felipe Scolari, de 4 para 3 jogos, significando isto que o treinador das quinas se poderá sentar no banco no ultimo jogo de qualificação para o Euro 2008, a ter lugar na Áustria e na Suiça.

Duas décadas psiquiátricas

Como caso insólito esta semana apresento-vos o “Doutor” Castro e Silva. O uso das aspas denuncia palavras ou expressões que fogem ao seu sentido original, ou seja, neste caso, o “doutor Castro e Silva” não é doutor mas fez-se passar por tal durante quase 20 anos. Carlos Castro e Silva exerceu ilegalmente Medicina Psiquiátrica num consultório seu, no Porto, durante todo este tempo. Depois de ir a julgamento foi conhecida a sua sentença: pena suspensa de 22 meses de prisão e pagamento de uma multa de 1500 euros. Extraordinário é também o facto de Carlos Castro e Silva ter, em certas alturas da sua actividade, testemunhado em tribunal na condição de Psiquiatra reconhecido e competente; ainda a adicionar a esta caricata situação está a posição de muitos dos seus doentes que defendem que este suposto psiquiátra exercia bem psiquiatria e nenhum utente apresentou queixa contra o “Doutor”.
Mais uma pérola episodica deste nosso país, digna de um bom argumento, de uma boa película cinematográfica.

Lídia Jorge

Para terminar, não puderei deixar passar incólume a distinção de Lidia Jorge, que venceu o Grande Prémio Sociedade Portuguesa de Autores e Millenium BCP com um «larguíssimo concesso» por parte do júri. Lidia Jorge sucede assim a Mário Laginha que venceu o prémio em 2006. Este prémio «é atribuído ao conjunto da obra de uma personalidade escolhida de entre as várias disciplinas artísticas abrangidas pela SPA». Lídia Jorge já tinha sido distinguida com o prémio Albatros, um prémio internacional de literatura da Fundação Gunter Grass, em Berlim. Uma escritora de sucesso, um motivo de orgulho para todos nós.

Etiquetas:

3 Respostas to “Os casos da semana, por João Inácio”

  1. Nuno Cruz Says:

    João, parabens pelos textos, e assuntos abordados. Está MUITO BOM!
    Abraços, e até breves em terras brasileiras!

  2. Knoxville Says:

    João Inácio, dois nomes, um mito!

  3. Principais destaques desta 2ª Edição « Says:

    […] Opinião Os casos da semana, por João Inácio […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: